post1

A importância de um Programa de Exercícios Físicos e Mentais sistemáticos no desenvolvimento das nossas atividades diárias, é DEFINITIVAMENTE o melhor caminho para a prevenção e tratamento dos diversos distúrbios do sistema músculo-esquelético, entre eles os mais comuns: as dores nas costas (lombalgia)…

Quando um corpo está Postural/Mente equilibrado, proporciona um bom funcionamento de todo o nosso sistema, tanto a nível de articulações, bem como dos órgãos internos, proporcionando inúmeros benefícios em todos os níveis do nosso universo, tais como:

  • Promove a sensação de disposição e bem-estar para o nosso dia-a-dia;
  • Melhora a atenção e a concentração nas atividades desempenhadas, reduzindo os riscos de acidentes;
  • Promove uma maior mobilidade e melhor postura;
  • Melhora da auto-estima e da auto-imagem;
  • Redução dos índices de sedentarismo;
  • Combate às tensões emocionais (stress, depressão, ansiedade);
  • Desenvolvimento de uma maior consciência corporal;
  • Elimina dores, principalmente as mais comuns, as dores nas costas (DNC)!

As DNC são das queixas mais frequentes da humanidade, estimando-se que entre 65% e 80% da população mundial desenvolva esta enfermidade nalguma fase das suas vidas.

Muitos fatores estão associados às DNC, entre eles o exercício mal realizado, a obesidade, o tabagismo, a idade e o stress estão entre os mais comuns. Desta forma, a dor muscular crônica, principalmente nas costas, é o maior problema de saúde pública, afetando por volta de um terço da população adulta!

As DNC ocorrem de forma frequente gerando muitas vezes  incapacidade, afeta tanto homens como mulheres, principalmente na faixa etária entre 25 e 45 anos de idade (período de maior força de trabalho) e normalmente aumenta com a progressão da idade…

De acordo com um estudo publicado na revista Lancet em 2007, as DNC afetam 632 milhões de pessoas em todo o mundo. O valor subiu cerca de 45% nos últimos 20 anos. Estima-se que mais de 80% das pessoas tenham em algum momento da vida dores relacionadas com a coluna vertebral.

Em Portugal, as DNC são uma “dor de cabeça” para a maioria da população, concretamente para 72,4% da população. Destes, mais de 420 mil são obrigados a faltar ao trabalho.

O estudo (2009) organizado pela Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna (SPPCV), Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e pela Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPNC), revela que as queixas mais frequentes são relativas à região lombar (70%)

ciatalgiajpg
No Brasil, o problema das DNC não está muito diferente, em 2014 foram mais de cem mil afastamentos registrados no INSS, um aumento de 4% em relação a 2013…(Fonte: INSS, 2015).

Portanto, o melhor remédio é trabalhar na prevenção, trabalhar com movimento correto para principalmente, reforçar a musculatura da coluna tanto profunda quanto superficial!!

Você já imaginou viver sem essas dores nas costas que tanto incomodam?

Você já imaginou viver uma VIDA PLENA? Com menos dores, menos cansaço, menos stress, menos irratada(o)?

E menos um monte de coisa ruim que carregas contigo e nem te dás conta?

Está me perguntando se isso é possível?

Eu te digo que SIM!!!! YES!!!!

É TOTALMENTE POSSÍVEL!!!

Você sabia também que as dores nas costas estão intimamente relacionadas com as nossas emoções?

Abraço e até o próximo post…

Peça o E-Book GRÁTIS AGORA!! Clique AQUI