blogging-336376_1920

A Postura sentada na maior parte do dia, acarreta diversas implicações no nosso corpo, que com o tempo podem se tornar irreversíveis…

Existe cada vez mais, uma quantidade muito grande de pessoas que permanecem na postura sentada durante a maior parte do dia (ex.: computador), que mais cedo ou mais tarde, poderão encontrar dificuldades em manter uma boa postura…

Mas primeiro é importante você conhecer um pouco mais sobre sua coluna…

Temos 3 curvaturas fisiológicas normais na coluna vertebral: 1 lordose cervical, 1 cifose dorsal e 1 lordose lombar, conforme a Figura abaixo apresenta:

Todas as curvaturas são importantes serem mantidas durante a nossa existência!! Pelo menos, devemos fazer o máximo esforço para prolongar a saúde da nossa coluna…Sabemos que não é uma missão muito fácil…

Então imaginem uma pessoa que não faz um programa de exercício físico regular e ainda tem um trabalho sedentário… Você se encaixa neste perfil? Então ATENÇÃO!!

Além do que acontece normalmente, ou seja, as dores musculares, articulares e tendíneas em lugares específicos, como região lombar, pescoço, ombros, cotovelo, punho, pernas, etc., estudos recentes revelam que em relação aos órgãos internos, existe uma maior probabilidade de ocorrerem distúrbios cardíacos, diabetes, obesidade, além de um maior risco em contrair alguns tipos de câncer!!

Portanto, na posição sentada, recebemos uma descarga axial (força da gravidade que vem de cima para baixo), que percorre toda a nossa coluna vertebral (nosso eixo), e termina na zona lombar/coccígea (toda a pelve).

Entre as vértebras temos os discos intervertebrais que são responsáveis tanto pela mobilidade da coluna, quanto pela absorção e amortecimento dos impactos (choques) dos movimentos na coluna provenientes das atividades físicas e da rotina da vida diária, auxiliando na distribuição da carga de maneira suave e uniforme.

Se por algum motivo uma dessas curvaturas da coluna começa a perder a sua forma original, seja por exercícios mal realizados ou mesmo pela postura sentada, ocorre progressivamente uma pressão muito forte nos discos intervertebrais. Principalmente na zona lombar…

E quando isso acontece e torna-se crônico, ocorre uma discopatia degenerativa, isto é, o disco vai perdendo a sua forma e consequentemente a sua função, modificando padrões na nossa coluna, causando com o tempo, uma protusão discal ou mesmo uma hérnia discal e os famosos “bicos de papagaio” (osteofitoses)!!

Importante você saber também que comparativamente, na posição sentada a pressão nos discos é maior que na posição em pé!!

Há tempos atrás eu fiz um vídeo, onde lancei uma pergunta para o público:

Em termos gerais, é melhor fazer exercício físico em pé ou sentado? >clique para ver<

Depois de ler este artigo, o que você responderia?

Se você não está me acompanhando (facebook e youtube), então deixou de ver o vídeo onde eu explico um pouco mais sobre a Postura Sentada e suas implicações…

Clique neste link para ver o vídeo

No 2º artigo relacionado com a Postura Sentada, eu explicarei um pouco mais sobre o que fazer para reverter/amenizar certos dilemas posturais.
Ok?
Abraço e até o próximo!!