startup-593335_1920

Geralmente o que acontece, é que as posturas habituais e a rotina de trabalho, normalmente dentro de amplitudes limitadas de movimento, levam a um encurtamento adaptativo dos músculos…

Dando continuidade ao artigo anterior, Postura Sentada-Parte 1, onde vimos e detectamos alguns problemas relacionados com a postura sentada, neste artigo vamos tratar de: “o que fazer para reverter/amenizar certos dilemas posturais”!Primeiro é importante você saber que a maior incidência de dores nas costas é na região lombar, seguida da região cervical e por último na região dorsal/torácica.

Importa salientar que as principais causas de lombalgia são: inatividade física, fraqueza muscular, grande retração (encurtamento) ou extensibilidade muscular, atitudes posturais inadequadas, prática de exercícios físicos inadequados e patologias variadas como hérnia discal, protusão discal e contraturas musculares.

Especificamente, para reverter as dores na zona lombar, é importante tratar de 2 formas: alongar os músculos encurtados e fortalecer os músculos enfraquecidos…

Geralmente o que acontece, é que as posturas habituais e a rotina de trabalho, normalmente dentro de amplitudes limitadas de movimento, levam a um encurtamento adaptativo dos músculos.

Isto é, as pessoas se adaptam a novas posturas/posições que com o tempo limitam os movimentos, causando desequilíbrios e consequentemente dores!!

Portanto, é fundamental atingir um maior e melhor equilíbrio postural, principalmente na região do tronco, entre os músculos abdominais e paravertebrais inferiores (lombares).

Com este equilíbrio postural, conseguimos eliminar um dos grandes problemas causadores de dor nas costas, que é a fraqueza muscular, ou seja, isso acontece quando os músculos estão poucos desenvolvidos (fortalecidos) e com o tempo vão perdendo seu tônus…

Quando perde o tônus, o músculo se torna frágil, com pouca força e energia e por isso não responde de maneira correta em relação às atividades diárias, causando dores…

Por outro lado, uma musculatura bem treinada se torna forte e saudável, onde dificilmente apresentará algum tipo de dor…

E para conseguirmos o tal equilíbrio postural, na verdade, existem várias técnicas para se fazer isso….

A boa notícia é que não precisamos de nada extraterrestre e mirabolante! Existem exercícios simples e fáceis de se fazer, que podem ser realizados em qualquer lugar, em casa, no escritório, no quarto do hotel, no parque, etc..

Estes exercícios, quando bem realizados de forma sistemática, ou seja numa prática diária, tornarão o seu corpo cada vez mais forte e resistente, causando um impacto muito positivo e eliminando de vez as tão indesejadas dores nas costas…

Por isso, agora quero te mostrar alguns exemplos destes exercícios, que você pode fazer na comodidade da sua casa e, em pouco tempo, as dores nas costas serão coisas do passado!!

Clique neste link para ver o vídeo sobre exercícios de alongamento.

Clique neste link para ver 4 exercícios para turbinar a sua lombar!

Então ficamos por aqui…
Até o próximo post.
Abraço e muita saúde!!