running-573762_1280

“Cada sessão de treino, é uma dose homeopática de saúde!”

O exercício físico é poderoso!!

Há tempos que venho dizendo isso para os meus alunos, tanto da Faculdade quanto para os alunos de personal training

Mas porquê o exercício tem esse poder?
Importante primeiramente conhecer a diferença entre atividade física e exercício físico:


Imagine uma pessoa que está sedentária há 10 anos…

Parece muito tempo mas não é…na nossa realidade aqui em Portugal, é bastante normal (infelizmente).
Ou seja, 10 anos sem praticar uma programa de treino sistemático, corresponde a 120 meses sem fazer exercício.

E normalmente quando esta pessoa decide melhorar sua qualidade de vida através do exercício físico, quer tudo muito rápido…Não tem paciência para esperar o mesmo número de meses que ficou parada.

Talvez este seria um parâmetro correto, não sei, mas seria quase que um castigo…

Então é nesse momento que entra o verdadeiro PODER DO EXERCÍCIO!!

Logicamente que esta pessoa não precisa esperar todo este tempo para “entrar em forma”, ou mesmo começar a notar resultados no seu corpo…

Em pouco tempo, entre 2 a 3 meses já é totalmente possível identificarmos modificações importantes no nosso organismo, como por exemplo, maior resistência, mais força, mais magra(o), mais flexibilidade, mais agilidade e equilíbrio, etc…

E saiba que não é necessário treinar “forte” todos os dias, como também não precisa passar 2 horas na Academia quase se matando…

Tem que treinar correto!! E para isso é importante mudar de atitude, pois não adianta nada ficar fazendo sempre a mesma coisa e querendo resultados diferentes…(não FUNCIONA!!)

Mas o que é treinar correto? Importante você saber que treinar por muito tempo, não é treinar INTENSO, é treinar VOLUMOSO. Treino INTENSO é mais curto, senão o nosso organismo não aguenta…

O que estou querendo dizer é que não precisamos passar horas na Academia ou sei lá onde, se desgastando a toa e na maioria das vezes, com muito pouca produtividade.

As pessoas desistem facilmente, são poucos os verdadeiros guerreiros!

Podemos fazer treinos mais curtos e um pouco mais intensos, que se adaptam para qualquer tipo de pessoa, pois segundo vários estudos científicos, a intensidade do treino é que vai ser importante na adaptação do indivíduo ao novo programa e com isso os resultados vão aparecer mais rapidamente…

Consequentemente as pessoas desistem menos, ou seja, existe uma % maior de pessoas que darão continuidade ao programa de treino e podendo fazer disso, um estilo de vida.

Porém, muitas perguntas assolam nossa cabeça neste início de processo: treinar o que? Como? Quantas vezes por semana? Quanto tempo? Que intensidade? Como controlo isso? etc…

Bem, caros amigos, aqui entra um personagem importantíssimo nesta história, que é o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA!!

Este sim é capaz de orientar, de planejar e elaborar um programa para te levar realmente para outro NÍVEL!!
Qualquer dúvida, entra em contacto comigo!!

Grande abraço e nos vemos no próximo post!!