young-woman-1178123

A Ginástica Laboral é uma prática de exercícios físicos, realizada durante a jornada de trabalho, prescrita de acordo com a função exercida pelo trabalhador, visando compensar os efeitos negativos que a atividade laboral pode causar…

A Ginástica Laboral, também chamada de Ginástica Corporativa ou mesmo Ginástica no Trabalho, é a uma prática de exercícios físicos, realizada durante a jornada de trabalho, prescrita de acordo com a função exercida pelo trabalhador, visando compensar os efeitos negativos que a atividade laboral pode causar, resultando em benefícios para os funcionários e para a empresa.

É uma excelente ferramenta utilizada na promoção da melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores e tem ocupado um lugar de destaque em vários segmentos empresariais/industriais.

Por outro lado, nunca se falou tanto em qualidade de vida e saúde como nos últimos tempos. O que antes era apenas motivo de preocupação ou modismo, hoje tornou-se uma necessidade.

Atualmente, de uma forma geral, somos submetidos a uma quantidade muito grande de pressões e responsabilidades. Isso é apenas uma das consequências desse tempo de novas tecnologias e economia globalizada…

A tecnologia facilita muito o nosso dia-a-dia, mas por outro lado, prende-nos a afazeres que “roubam” o nosso tempo, diminuindo ou eliminando o lazer e a atividade física.

Nessa perspectiva, o sedentarismo age como fator de risco para o surgimento de doenças e consequentemente tem feito com que, de forma progressiva, as pessoas solicitem um maior auxílio médico e de diversas terapias para amenizarem dores musculares, como também para o tratamento de patologias mais graves.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (ILO), cerca de 2 milhões de pessoas a nível mundial morrem todos os anos por acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho e cerca de 160 milhões de pessoas sofrem de doenças profissionais.

Estima-se ainda que haja cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho (fatais e não fatais) por ano (ILO, 2007).

Vale a pena salientar que, segundo a European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions (Eurofound, 2007), Portugal é o 3º país da União Europeia com níveis mais elevados de incapacidade por lesões músculo-esqueléticas nos trabalhadores.

Paralelamente a este processo, várias instituições/empresas estão reconhecendo a importância do investimento no capital humano, fundamentada numa visão humanista de gestão de pessoas, focada na diminuição das sérias consequências geradas pelas mudanças no trabalho e do aumento dos fatores de risco, tanto para os colaboradores como para as organizações.

Portanto, a adoção de hábitos mais saudáveis traz consequências nas diversas dimensões da saúde e não apenas na saúde física.

Desta forma, o nosso Programa de Ginástica Laboral (PGL) tem por objetivo:

  1. Contribuir para melhoria na qualidade de vida dos colaboradores das empresas parceiras através da implantação do PGL;
  2. Diminuir as despesas da instituição em decorrência do número de faltas ao trabalho (Absentismo) e da incidência das doenças ocupacionais, isto é, da lesão de esforço repetido (LER) e dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT);
  3. Sensibilizar os colaboradores para os benefícios da prática sistemática da atividade física, bem como estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Como Benefícios/Vantagens para os Funcionários temos:

• Promove o combate e a prevenção das doenças ocupacionais (LER/DORT);

• Promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho;

• Possibilita uma melhor utilização das estruturas óssea, muscular e articular, com maior eficiência e menor gasto energético por movimento específico, reduzindo a sensação de fadiga ao final da jornada de trabalho;

• Melhora a atenção e a concentração nas atividades desempenhadas, reduzindo os riscos de acidentes de trabalho;

• Melhora na flexibilidade, força, coordenação, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;

• Melhora da auto-estima e da auto-imagem;

• Melhora as relações interpessoais, favorecendo o relacionamento social e o trabalho em equipa;

• Redução dos índices de sedentarismo;

• Combate às tensões emocionais (stress, depressão, ansiedade);

• Desenvolvimento de uma maior consciência corporal.

Para as Empresas temos como Benefícios/Vantagens:

• Redução dos gastos com afastamentos (baixas) e substituição de funcionários;

• Diminuição de queixas, atendimentos médicos, acidentes e lesões;

• Melhora da imagem da instituição junto aos colaboradores/parceiros e à sociedade;

• Melhora no ambiente de trabalho;

• Maior produtividade;

Portanto, você empresário que está pensando em investir num Programa para aumentar a qualidade de vida dos seus colaboradores e consequentemente aumentar a produtividade da sua empresa, encontrou aqui uma ótima solução…

Basta clicar no link ao lado e conhecer mais sobre o nosso PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL (PGL).

Entre em contacto comigo!

Abraço e até o próximo!