Como corrigir o pescoço- exercício básico!!

Então imagina a situação…

Você trabalha o dia inteiro na posição sentada, normalmente olhando para um computador, e até esquece que levantar de vez em quando é importante para sua postura.

Eu sei, o “trabalho não deixa” você fazer outra coisa, está tão mergulhado(a) e compenetrado(a) que já acostumou, pois são anos fazendo a mesma coisa…

E imagina que, juntamente com este trabalho sedentário, você também não pratica nenhum programa de treinamento físico, para amenizar as mazelas que sua vida rotineira está causando…

Então o que acontece?

rotina sedentária

Acontece que o seu corpo vai acostumando numa posição/postura errada e quando você se dá conta, tentando refazer a sua postura antiga, dói!!

E quando dói, você volta a postura que já está acostumado e “entrega” cada vez mais o seu corpo nesta “nova versão”.

E isso, infelizmente, se repete dia após dia…Chega um determinado ponto, onde você acha que é mesmo normal ficar assim e sentir dores, conviver com estas dores, tomar remédios apenas para remediar, etc…

Deixa eu te dizer que: NÃO É NORMAL SENTIR-SE ASSIM!!

A coluna cervical é o elo de ligação entre a cabeça e o tronco. Entre as suas principais funções, é dar sustentação ao crânio e garantir o movimento. 

Para cumprir estas tarefas, tem de existir um equilíbrio harmônico entre a força e a flexibilidade, principalmente da musculatura envolvente.  

Quando este equilíbrio deixa de existir por qualquer motivo, as dores nas costas aparecem…


Se você se interessa por esse assunto, continue lendo e não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos na sua rede social favorita!


 

As dores no pescoço (região cervical), são muito comuns e têm a 2ª maior incidência, logo após as dores na região lombar.

E tem também, uma relação grande com a actividade profissional, principalmente em trabalhadores braçais ou em pessoas que executem actividades que adotam vícios posturais!

Por outro lado, nessa posição sentada, um dos aspectos importantes para prevenir as dores nesta região, é observar a forma como você posiciona a sua cabeça durante a jornada de trabalho.

Como assim? Se você trabalha com computadores, ou qualquer outra coisa que exija fixar o seu olhar em algo durante muito tempo, rapidamente você começará a “projetar” a cabeça para frente, com o intuito de “ver melhor”, ou ainda, de prestar mais atenção naquilo que está fazendo!!

blogging-336376_1920

E é exactamente desta forma que começa todo o problema de dores no pescoço…


Ver o artigo sobre Cervicalgia – clique AQUI


 

Sabe por quê? você, sem perceber que está fazendo isso,  continua a repetir este gesto por muito tempo, tornando-o crônico.

Ok! Já entendi!! e agora? O que fazer para remediar esta situação? 

Em primeiro lugar, já que você inevitavelmente trabalha desta forma, é importante perceber que existem algumas  recomendações iniciais para prevenir e também tratar as dores no pescoço:

  1. Pense em algumas questões em relação ao seu local de trabalho:
  • A iluminação é suficientemente boa para o meu trabalho?
  • O monitor está posicionado de forma a não precisar rodar a cabeça para vê-lo?
  • A distância entre os meus olhos e o monitor é de aproximadamente 50 a 75 cm?
  • O teclado e rato (mouse) têm um formato ergonômico?
  • A altura da cadeira é ajustável?
  • O encosto e o assento adaptam-se a forma do meu corpo?
  • O encosto e o assento são reguláveis?
  • A altura da mesa (secretária) de trabalho é ideal?

Entre os itens relacionados acima, qual ou quais que você já tomou providência e/ou praticas?

O que você pode fazer para melhorar o seu posto de trabalho? 

Para finalizar e também para você poder praticar um exercício que poderá te ajudar muito a corrigir a posição do seu pescoço, clique no link abaixo e assista o vídeo até o final. O exercício é bem fácil e rápido de fazer!

>>Clique AQUI para assistir o vídeo<<

Aproveite e não esqueça e compartilhar com seus amigos!!

Abraço e nos vemos no próximo artigo!

=================================

PS: Aproveite também para conhecer melhor o meu canal do Youtube, sempre com vídeos novos semanalmente